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Numa altura em que o Facebook enfrenta o início de uma escalada mediática originada pela última mudança nas regras que têm a ver com a privacidade dos utilizadores, estes dois quadros dão-nos uma boa ideia da dimensão e da importância desta rede.

  Facebook: What You Probably Didn't Know
[Fonte: Online PhD Programs para o Mashable]


Privacidade

Os dados sobre as regras de privacidade são elucidativos, levando o New York Times a produzir uma infografia que realça as mudanças (ler notícia no NYT). De 1004 palavras na primeira versão, em 2005, as 5 actualizações do documento tornaram-no maior que a própria Constituição dos Estados Unidos: contém hoje 5.830 palavras, contra 4.543 da Constituição. (Clique na imagem para ver maior).


O presidente da Venezuela, Hugo Chavéz, é a nova estrela do Twitter. Referi aqui, no dia 30 de Abril, a sua chegada e a forma como a conta @chavezcandanga se tornou na mais rápida de sempre a somar seguidores (ler Chávez no Twitter, 119.233 followers depois).

Desde então as notícias sobre a conta têm-se multiplicado. Seja pela contagem dos followers (já passou os 313.000), seja sobretudo pela atenção com que decidiu estar naquela rede informativa. Contratou um staff para desbastar as mensagens e responder aos milhares de pessoas que o interpelam.

Hoje mesmo causou impacto mundial por ter ali noticiado em primeira mão o afundamento da plataforma de gás Aban Pearl, ao largo da costa venezuelana. Em dois tweets seguidos (ver imagem abaixo) deu conta do essencial, nomeadamente da não-existência de vítimas entre os 95 trabalhadores.



O facto de ser uma figura polémica, para dizer o mínimo, explicará em parte a sua rápida ascensão no estrelato do Twitter. Mas é melhor procurar explicações mais fundo... A verdade é que a conta @chavezcandanga é surpreendentemente adequada ao meio em que está inserida. A forma como o staff de Chávez, alegadamente de 200 pessoas, escreve e se relaciona fá-lo surgir como um membro do Twitter igualzinho a milhões.

A linguagem personalizada e forte, que é também imagem de marca do polémico presidente venezuelano, é natural no meio Twitter e os tuiteiros encarregues da sua conta imitam-no na perfeição. A coloquialidade dialogante é outro ponto marcante do ambiente Twitter e a conta de Chávez está em permanente diálogo com os followers que se lhe dirigem, respondendo-lhes de igual para igual, sem verticalizar a linguagem.

E ainda conversa como qualquer outra pessoa do que vai fazendo. Como esta sequência ilustra. Depois de nos dizer que "hoy hablé con Lula sobre Haití y las cumbres de Teherán y Madrid de la semana próxima!!" (aqui), enfia a propósito que quem ligou foi "el amigo José Sócrates" (imagem abaixo).



Foi também uma informação em primeira mão. E aproveitada pelos jornalistas que já sabem que vale a pena manter um olho na timeline: o Público aproveitou para fazer uma notícia (Chávez anuncia no Twitter ida de Sócrates à Venezuela), confirmando-a junto do gabinete do Primeiro-Ministro.

Mas as decisões de Hugo Chávez na adaptação à web social contrastam com as do seu amigo. Como se pode ver abaixo, a conta do Governo português, @govpt, optou por um perfil mais sóbrio, limitando-se a retransmitir as informações colocadas no site do Governo.


Esta é, de resto, a atitude mais comum em Portugal (e não só). A conta da @Presidencia também mantém as distâncias e usa a conta em regime automático.

Se em diversas áreas o presidente da Venezuela é um caso de estudo do não-fazer, noutras nem tanto.
Uma palavra vale 884 imagens -- ou pelo menos o logotipo do Google vale. Refiro-me ao novo logotipo -- provavelmente o leitor nem sabia que o Google tem um novo logotipo, mas tem. Foi redesenhado com alterações de pormenor tão leves que a grande maioria de nós nem deu por isso.

Como podemos apreciar na imagem à esquerda, foi simplificado: tiraram-lhe a sombra das letras e esbateram o efeito de arredondamento no lettering (acima, a versão antiga, em baixo a nova). A ideia geral foi de aliviar o peso gráfico para adequar o logotipo à nova página do motor de pesquisa, que se está a portalizar.

Não admira. Como não surpreende ver a Google multiplicar iniciativas de boas relações públicas -- ou de boa socialização, para sermos modernos. A pesquisa está a estagnar no mercado doméstico e o crescimento abrandará inevitavelmente, o que terá impacto no (des)interesse do accionistas.

Voltando à palavra que vale 884 imagens: trata-se de uma dessas acções "boa onda" e consiste na representação do logotipo do Google através de um mosaico de imagens. Onde está a novidade? Bem, não é assim nada de extraordinário. O autor da ideia foi Clay Bavor, um funcionário da Google -- um googler -- em Londres. Bavor é também fotógrafo e pensou num mosaico onde as imagens fossem reais, no duplo sentido de serem fotografias realistas e em alta definição, mas também de integrarem o mosaico enquanto boas fotos, e não apenas por corresponderem às necessidades de colorir determinada parte do mosaico.

Ou seja, não se tratou de escolher mosaicos pela cor, sendo irrelevante o que representassem, mas sim escolher fotografias que contam a sua própria história e com elas produzir um mosaico com o logotipo do Google.

Duas dezenas de googlers dos escritórios londrinos enviaram cerca de 5.000 fotografias e mais tarde Bavor e alguns amigos completaram o projecto, escolhendo 884 fotografias em formato 4x6 de "pessoas, lugares e objectos do Reino Unido" (fonte).

A montagem do mosaico foi fotografada à razão de 1 foto em cada 7 segundos, pelo que as 5 horas e meia que demorou a colar as fotos podem ser vistas num minuto e 20 segundos de video, aqui em baixo.


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8 milhões de escolas, estudantes, professores e agentes de ensino em todo o mundo adotaram o Google Apps for Education -- pacote gratuito que inclui desde o processador de texto à folha de cálculo passando pelo software colaborativo e pelo mail. No total, mais de 25 milhões de entidades e pessoas usam o Google Apps, eu incluído. Outra estatística: mais de 80% das escolas e universidades americanas já migraram ou vão migrar para o cloud computing. Seguindo as empresas, também o ensino opta pela nuvem. Vantagens imediatas: custo baixo, elasticidade e facilidade.

Maré Facebook
Dois terços dos 100 maiores sites americanos e metade dos 100 maiores mundiais já integraram as suas páginas com o Facebook. s3g.me/9e3
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E se o seu telemóvel lhe permitisse pagar as contas? Nalguns países africanos os operadores funcionam como bancos e as pessoas pagam-se por SMS. Em Portugal a aplicação do Multibanco para alguns aparelhos, iPhone incluído, cobra pelas consultas de saldo... Usei-a pouco. Instalei agora a aplicação do PayPal, que permite pagamentos até fora do país, embora limitados. Mas o melhor está para vir: a VISA vai anunciar a sua própria iPhone app, que permitirá pagar em lojas e pontos de venda. As principais barreiras não são de segurança ou tecnológicas: são burocráticas.


Ovos de ouro
Farmville, um dos 4 jogos que fazem a Zynga valer incríveis 4.000 milhões de dólares, é jogado por 80 milhões no Facebook. s3g.me/9dh

Conhecidos os 24 pré-convocados que o seleccionador de Portugal, Carlos Queiroz, escolheu a menos de dois meses do Mundial de futebol, eis alguns números e dados "sociais" sobre eles e a convocatória.

  • A página da selecção portuguesa na Wikipedia foi actualizada praticamente em cima da notícia da convocatória;
  • A página na Wikipedia inglesa também foi actualizada com a lista dos convocados;
  • Todos os 24 futebolistas têm página na Wikipedia de língua portuguesa;
  • Curiosamente, também têm todos ficha na Wikipedia inglesa;
  • Até 3 horas depois da convocatória, nenhuma das páginas de jogadores que consultei nas Wikipedias tinha sido actualizada com a convocatória;
  • Há mais de 5.100 resultados de pessoas com o nome de Cristiano Ronaldo no Facebook;
  • 9 em cada 10 páginas pessoais no Facebook com "Cristiano Ronaldo" no nome têm alguma foto do jogador;
  • Cristiano Ronaldo é o único jogador da selecção portuguesa com honra de página no Internet Movie Database, a mais conhecida base de dados de cinema;
  • Em geral, as fichas dos jogadores estão mais desenvolvidas na Wikipedia inglesa;
  • Os jogadores convocados nasceram em 5 países: Portugal (17), Brasil (3), Cabo Verde (2), Canadá (1) e Venezuela (1) 
  • Duda, Zé Castro e Simão Sabrosa são os únicos três jogadores com websites oficiais, segundo consegui apurar;
  • Há mais de 3.400 resultados de páginas no Facebook contendo o nome de Cristiano Ronaldo. O número inclui tanto as páginas de fãs como as de pessoas que o odeiam;
  • 1.077 pessoas são fãs de uma página placeholder, que está a reservar o nome da Federação Portuguesa de Futebol no Facebook, aguardando que a entidade oficial a assuma. Ou seja, a FPF não está no Facebook. Nem no Twitter.


Site da Federação Portuguesa de Futebol

Lá encontramos informação atualizada sobre a selecção e informação oficial, útil, acerca do estágio. O site da FPF tem, acreditem ou não, o aspecto abaixo representado.



Subitamente, toda a gente no Twitter passou a ter zero followers: a notícia de um bug, pelo webzine Mashable, levou o Twitter a suspender temporariamente a exibição da contagem dos números de followers e following -- quem nos segue e quem seguimos.

"Enquanto reparamos o problema, o contador está a zero e está desactivada a função de seguir/des-seguir", confirmou o serviço há minutos.

O nível de anedotas disparou a uma altura inconcebível e em poucos minutos o assunto estava no topo da lista de trending topics. Com nada menos de 3 em 10 neste momento (e a crescer): "Following 0", "Twitter Bug Lets You" e "Force Anyone",


Frases como "YES! Cheguei finalmente ao mesmo numero de followers que o @aplusk!",  ou "Novo modelo de negócio do Twitter: pague para ter os seus followers de volta" encheram milhões de timelines em escassos segundos.