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É tradição da Apple criar sempre enorme expectativa para os seus lançamentos, sejam banais ou revolucionários. O de hoje é banal: a iPad App Store é só a extensão da loja online para as aplicações do leitor iPad, por estes dias à venda em vários países. Portugal terá de aguardar, mas pode regozijar-se: uma aplicação portuguesa foi seleccionada para a Grande Abertura de hoje. O Smuggi é um jogo para crianças e custa 0,79 euro. Foi desenvolvido pela TFDT (app da banda Mão Morta). Enquanto não compramos o iPad, resta-nos a consolação de apreciar o Smuggi no iPhone.

Irrelevâncias
E o Prémio Grupo Facebook Irrelevante da semana vai para!... pessoas que quando se acabam de rir lançam um pequeno "aaaaii" www.s3g.me/8q7
O utilizador médio do Facebook tem 130 "amigos", envia 8  pedidos de "amizade" por mês, passa mais de 55 minutos por dia no site e não chega a escrever um comentário por dia (25 por mês).
Estas e outras estatísticas que nos ajudam a ter uma ideia do que é o Facebook e do que as pessoas fazem com ele, ou nele.

À luz destas médias, só posso concluir que a minha relação com o Facebook é (preocupantemente) anormal. Tenho o número limite de "amigos" que o Facebook permite, e que é de 5.000, nos últimos 8 meses deverei ter enviado menos de 8 pedidos de "amizade", passo menos de 5 minutos por dia no site mas escrevo lá, por interpostos blogs (como o Ondas na Rede) e Twitter, mais de 25 comentários por dia.

Veja abaixo o infográfico produzido pelo Website Monitoring Blog.



É uma embirração, se quiserem. Desde pequenino. Eu não prego petas de 1º de Abril. E abomino-as.

Serei pessoa de embirrações, admito.

Pregar petas no 1º de Abril está no mesmo saco de chupar música brasileira até à náusea na passagem de ano. Ou sair uma vez por ano, no dia 31 de Dezembro. "Divertir" por obrigação no Carnaval. Ou, quando em presença de elevada concentração de testosterona, assobiar às raparigas que passam, como um cão que faz chichi no pneu.

Estas são as minhas embirrações. Nunca me esquecerei da minha estupefacção, teria os meus 9, 10 anos, por ver um bando de alarves a divertirem-se puxando o chapéu aos trauseuntes, isto em pleno Carnaval. Detesto comportamentos em bando -- deve ser esse o meu "problema". Rio de mim ao espelho, como qualquer pessoa decente, e rio das palhaças e palermices que fazemos. Como quando um chapéu voa. Mas não consigo achar piada a essa cobardia infanto-juvenil de usar a força da maioria para achincalhar o incauto.

Hoje, mais um primeiro de Abril, protestei com a hashtag #diganaoaidioticedo1deabril no Twitter, fazendo contravapor ao que vai no #1deabril. E no Facebook juntei-me ao grupo diganaoaidioticedo1deabril.

Então não é que veio alguém protestar comigo, pregando moral? O 1º de Abril está ao nível religioso. Uma seita intocável, pelos vistos.

Desculpem qualquer coisinha, OK? Mas enquanto for um homem livre numa Internet livre, posso embirrar e ser socialmente incorrecto. Não temo ser minoritário. Ou mesmo único, quero lá saber, um ser humano é ele e as suas embirrações.

A Vodafone optou por uma promoção perigosa no Facebook. Desde dia 25 de Março e até 14 de Abril, anunciou que vai dar 190 140 bilhetes, 10 por dia, para o Rock in Rio Lisboa a quem fizer a palhaçada de adicionar a frase "Eu vou com a Vodafone" ao seu nome, for fã da página da empresa e der uma resposta certa a uma pergunta qualquer por mensagem pessoal.

Já houve 40 vencedores do concurso. Sim, 40, ou 5 por dia, metade dos previstos 10 por dia, tal como rezavam as regras: "serão oferecidos 10 bilhetes por dia". A página tinha 9.366 fãs ontem ao fim do dia, não sei quantos tinha antes da campanha começar.

Como era de esperar, já surgiu um grupo impulsionado pelos que acham a campanha indigna. EunãovoucomaVodafone ( a minha identidade não é para venda ) apareceu há poucas horas. Além da indignação, o grupo alerta que a Vodafone está a infringir as regras do Facebook, citando uma delas.

Fui ler e efectivamente a regra 4.2 é ignorada pelo concurso da Vodafone:
4.2 In the rules of the promotion, or otherwise, you will not condition entry to the promotion upon taking any action on Facebook, for example, updating a status, posting on a profile or Page, or uploading a photo. You may, however, condition entry to the promotion upon becoming a fan of a Page.
 Mas não é a única. Toda a secção 3 está em violação, no meu entender. Para não mencionar o ponto 2.1, das Proibições. Se o Facebook tivesse uma razão para abrir os olhos, o "passatempo" (como a Vodafone chama eufemisticamente à sua promoção, para ver se passa pelos intervalos da chuva) seria proibido de imediato.

Digamos que fico um pouco perplexo com este tipo de falta de cuidado por parte da comunicação de uma multinacional atenta, como é o caso. Que se passa, Vodafone?

ACTUALIZAÇÃO: Recebi um mail da Vodafone informando que, na sequência das minhas observações aqui, "o passatempo “Eu vou com a Vodafone!”, nos moldes actuais, se encontra suspenso".

A Comunicação Institucional, Apoio à Gestão e Responsabilidade Social da Vodafone informa ainda que "as novas regras para participação serão divulgadas na página onde decorria a versão anterior. Informamos que todos os bilhetes atribuídos até ao dia de hoje, 1 de Abril,  serão enviados para os vencedores pelas vias anteriormente divulgadas".

O mesmo mail corrige um erro meu, que aliás já fora detectado por leitores e apontado nos comentários: O passatempo decorre de 2ª a 6ª Feira, "terminará no dia 14 de Abril, e não ocorre no dia 2, o que totaliza 14 dias efectivos, correspondentes a 140 bilhetes e não a 190", como referi anteriormente. Alterei o post em conformidade.

Os últimos números oficiais apresentados falavam em pouco mais de um milhão de portugueses no Facebook -- mas já foi há umas semanas.... Segundo os dados divulgados por um site de análise dos perfis no Facebook orientado para o marketing e publicidade, o Facebakers, o número de portugueses já ultrapassou os 2 milhões.


Eis alguns dados:

  • Número de utilizadores em Portugal: 2 024 620
  • Desses, o número de homens é de: 962 860
  • E o número de mulheres é de: 998 820
  • Taxa de penetração em Portugal: 18.91%


Agora, o mais interessante: a publicidade no Facebook é ainda mais barata do que no AdSense. Vantagem? Anunciar tem baixíssimo custo. Desvantagem? Conte com um retorno igualmente baixo. É preciso uma imaginação invulgar, ou publicitar serviços/produtos absolutamente extraordinários em termos da envolvência com os leitores, para obter retornos decentes.
  • Média de Custo Por Click em Portugal: 0,1 dólar
  • Custo por Milhar médio em Portugal: 0,05 dólar.

Acabadinho de lançar em Portugal: o jogo para o Facebook Bola Social Soccer promete substituir o fascínio com as vaquinhas do Farmville pelo entusiasmo com os futebolistas -- pelo menos entre a população masculina portuguesa que habita o Facebook.

O jogo, que testei muito superficialmente pois não tenho paciência para a curva de aprendizagem deste tipo de jogos, permite-nos criar as equipas, desafiar as equipas adversárias criadas pelos amigos ou jogar contra a aplicação. Como qualquer outro jogo do género. A diferença deste é que foi marketizado para Portugal pela Fox International Channel Portugal.


A Ford é a patrocinadora da versão portuguesa do jogo, que foi produzido pela empresa argentina Three Melons. Ser patrocinador dá à Ford o direito de surgir nos espaços publicitários embutidos no jogo, das camisolas aos placards dos estádios.

Os utilizadores escolhem os patrocinadores em contratos virtuais (para já...) de duas semanas. Findo esse período, os patrocinadores podem ser renovados ou alterados.

O objectivo é atingir o maior número de fãs possível, "já que isso determinará as suas posições nos diferentes rankings: mundial, por país e por amigos", segundo a Fox.

Os jogos duram 90 segundos. Para jogar aceda à aplicação Bola Social Soccer. Pode também seguir a aplicação (bem sei: soa estranho...) no Twitter.
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O Brasil acaba de ultrapassar a marca de 2 milhões de domínios na Internet. O domínio de topo .br demorou 17 anos a alcançar o primeiro milhão e pouco mais de 3 anos para o segundo milhão. Tem crescido a 20% anuais, inclusivé nos anos de crise. Per capita, aproxima-se de Portugal, que tem 3 domínios por cada 100 habitantes mas cresce a menor ritmo. 309.000 domínios .pt foram registados, mas activos estão menos de metade. Um domínio .pt custa o dobro de um domínio .br e o triplo de um .com. No século XXI em rede, a minha pátria não será antes a língua brasileira?


#PSD2010
A hashtag #PSD2010, para seguir no Twitter as diretas, representou 2.000 tweets, 7% dos tweets portugueses entre sexta e as 04:00 de sábado.