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Não se assustem: claro que o Flash vai andar por aí mais uns anos. Até que os milhões de videos do YouTube e tantos outros sites o possam substituir. Mas não ignorem o sinal: quer programem jogos online, jornais ou sites, doravante não vale a pena investir na programação para Flash.

Primeiro veio a Apple e deixou de lado o Flash no iPhone, iPod e sobretudo no iPad, onde -- dizem alguns -- daria um jeitão.

Depois veio o seu CEO, Steve Jobs, explicar que a exclusão não é uma birra, que a Apple até deu a mão e foi accionista importante da Adobe (proprietária do Flash) mas que o Flash é inadequado ao mobile e que o futuro é do HTML5 - a designação da próxima versão da linguagem que faz funcionar a World Wide Web.

Mais tarde veio a Microsoft corroborar a tese da Apple, encomendando mais um prego para o caixão do Flash.

Mas só me convenci realmente que começou a agonia do Flash quando ontem recebi um mail de um site-mercado de componentes de Flash anunciando preços de liquidação total.
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A crónica de hoje do Correio da Manhã tem o título errado. É na realidade verde e não vermelho, o alerta relativo aos jornais online portugueses. Que tiveram um crescimento normal nos últimos 12 meses, e não a incapacidade de fixar audiências de que falo na crónica.

Os 80 milhões de pageviews que dei como sumidos desapareceram, sim, mas da minha folha de cálculo. Entre a fonte dos dados e a folha de cálculo "caiu" uma linha que condicionou os resultados e a sua interpretação.

Infelizmente, só dei por ela já com o jornal impresso, quando verificava as contas para um gráfico a publicar aqui no Ondas na Rede.

Felizmente, posso rectificar aqui a situação ainda o jornal está a ser distribuído.
Não é propriamente o primeiro chefe de Estado a ter conta no Twitter, mas tem outras duas distinções que a Imprensa poderia evocar para título. É o mais controverso e teve o crescimento mais rápido de que há memória no Twitter. Falo de Hugo Chávez, o presidente da Venezuela, que tuíta em @chavezcandanga.

Não tem tuitado propriamente muito: 2 vezes em 48 horas. Entre os 2 tweets há quase 100.000 followers de diferença. Uma verdadeira explosão, como diz o próprio.



Chávez não sabe é o que eu sei: que a sua conta é a de crescimento inicial mais rápido de sempre, no Twitter. Até Eric Schmidt, o presidente da Google, e Bill Gates, o multimilionário, ficaram para trás (Schmidt teve menos de 15.000 nas primeiras 48 horas após a divulgação e confirmação da sua conta).

A conta @chavezcandanga foi criada no dia 1 de Abril mas passou despercebida do grande público. Só no dia 27 se soube através de publicações especializadas em redes sociais. E o primeiro tweet é de dia 28.

Hugo Chávez Frías tem na sua bio: Presidente de la República Bolivariana de Venezuela. Soldado Bolivariano, Socialista y Antiimperialista. A conta é Verified Account -- ou seja, está confirmado pelo próprio Twitter que aquele Hugo Chávez Frías é o Hugo Chávez Frías presidente da Venezuela.



O surto do Facebook, como escrevi este sábado no Correio da Manhã (link para a reprodução do artigo aqui no Ondas), é tremendo. O seu crescimento começa, penso, a ser encarado com a maior atenção pelas empresas que têm dominado o tráfego, a começar pela Google. Há ali potencial para afrontar os modelos de negócio bem estabelecidos na rede.

Contudo, o Facebook não deixa de ser uma incógnita a alguns níveis. O financeiro, por exemplo. Este gráfico, reproduzido do Silicon Alley Insider, é demonstrativo: a receita por visitante é pequena.



Não é nada fácil extrair dinheiro da comunicação que as pessoas fazem online. O Google consegue através da publicidade em cima das suas pesquisas e também da rede de publicações associadas, que são milhões. Mas aí estamos a falar de publicação, de conteúdos, e não de partilha de gostos, devaneios, links, conversa.

Outros dois artigos (em Inglês) cuja leitura aconselho, sobre o fenómeno Facebook:

The age of Facebook, de Michael Arrington:
Last week Facebook unveiled a variety of new developer tools, and new consumer applications are set to be launched in the near future. What’s most interesting about these changes aren’t the debates about whether what Facebook is doing is good for the Internet or not, or how open or not open their solutions are.
Those debates are important but they don’t affect the Facebook revolution any more than debates about Adsense a decade ago affected the decade of glory that Google just experienced. The fact is that Facebook is permeating the Web. Publishers, us included, are clamoring to organize our websites in ways that please Facebook.

Is Facebook the new internet and how soon before Microsoft tries to buy it?, de Mark Cuban (sim, esse, o dono da equipa de basquetebol da NBA, Dallas Mavericks).
If you are like most, you kill more time hopping around on Facebook than you do exploring the Net. IMHO, while good old TV remains the ultimate, passive cure for boredom at home, Facebook is now where we kill time at work, on our mobile devices or while at home with the TV on.
Everything that the net was 5 or more years ago, Facebook is today.
[...] Brilliant in its simplicity. Facebook is putting out trojan horse after trojan horse and no one seems to care. The only thing FB has not done is create a mobile operating system ala Android/Iphone as a platform for applications.


O número de encomendas do leitor de ebooks nook, da Barnes & Noble, ultrapassou em Março o do Kindle, da Amazon. A procura de nooks aumentou muito, diz a Digitimes Research.

O analista Mingchi Kuo publica números dos fornecedores que indicam que o nook foi o responsável por 53% das encomendas de leitores de ebooks despachadas para a cadeia de retalho americana no mês passado.

Para o analista, deve-se a um aumento do interesse em novos produtos. Por outras palavras, as pessoas estão cansadas do Kindle, que está no mercado há muito mais tempo, quase 3 anos, tendo sofrido apenas uma revisão de modelo nesse período.

Por outro lado, a Barnes & Noble é muito competitiva nos EUA uma vez que detém uma cadeia de retalho própria.

Não é estranho a esse facto, aliás, que a Amazon tenha mudado de política para o seu Kindle: era vendido exclusivamente online, agora passou a estar também em lojas, escolhidas pela empresa.

Ainda dados da Digitimes Research: a distribuição de leitores atingiu os 1,43 milhões de unidades no primeiro trimestre do ano e crescerá para 2,02 milhões no segundo. No total do ano a firma de pesquisa prevê um total de 11,40 milhões de aparelhos vendidos, quase 3 vezes mais que no ano de 2009.
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É um problema sério. Mensagens electrónicas que chegam de assessores, empresas de comunicação, fontes, e que levam o jornalista ao desespero. São enormes. Difíceis de ler. Trazem imensas fotografias pesadíssimas que tornam tudo lento. Nalgumas é impraticável reproduzir a declaração pedida. A caixa de entrada entope de repente, impedindo a recepção do mail urgente. Perdem-se horas com este caos. E porquê, se custa o mesmo escrevê-las mal ou bem? Por desinformação.

Daí que tenhamos decidido elaborar um pequeno Guia do Bom E-Mail. Contém 12 pontos pertinentes e sugestões que vão ajudar profissionais da comunicação a relacionarem-se com maior eficácia com os jornalistas, bloggers e autores.

O Guia, em formato PDF, é gratuito. Para o receber, tudo o que necessita é de subscrever Ondas na Rede por e-mail, entre este domingo, 25 de Abril, e até sábado, dia 1 de Maio. Use o formulário abaixo ou na coluna lateral, e receberá o seu PDF nas próximas horas.

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Números divulgados ontem confirmam que o Facebook está a crescer desmesuradamente. No Brasil subiu 14,7% em Março. São agora 3,6 milhões os brasileiros no Facebook. A manter-se o ritmo, em menos de ano e meio ultrapassará o Orkut. A rede da Google é líder apenas em dois países do mundo e o Brasil é um deles, com 26,9 milhões de adeptos. A web social tem potencial para substituir boa parte das pesquisas. E uma simples medida que permite fazer um "like" em qualquer página web, adotada esta semana, quebra a barreira e torna-se outro torpedo apontado à Google.

Dark Side 8 bits
Dark Side of The Moon, dos Pink Floyd, em 8 bits, como um antigo jogo da Nintendo? Há geeks para tudo. Está espectacular.  www.s3g.me/950