Uma palavra vale 884 imagens -- ou pelo menos o logotipo do Google vale. Refiro-me ao novo logotipo -- provavelmente o leitor nem sabia que o Google tem um novo logotipo, mas tem. Foi redesenhado com alterações de pormenor tão leves que a grande maioria de nós nem deu por isso.
Como podemos apreciar na imagem à esquerda, foi simplificado: tiraram-lhe a sombra das letras e esbateram o efeito de arredondamento no lettering (acima, a versão antiga, em baixo a nova). A ideia geral foi de aliviar o peso gráfico para adequar o logotipo à nova página do motor de pesquisa, que se está a portalizar.
Não admira. Como não surpreende ver a Google multiplicar iniciativas de boas relações públicas -- ou de boa socialização, para sermos modernos. A pesquisa está a estagnar no mercado doméstico e o crescimento abrandará inevitavelmente, o que terá impacto no (des)interesse do accionistas.
Voltando à palavra que vale 884 imagens: trata-se de uma dessas acções "boa onda" e consiste na representação do logotipo do Google através de um mosaico de imagens. Onde está a novidade? Bem, não é assim nada de extraordinário. O autor da ideia foi Clay Bavor, um funcionário da Google -- um googler -- em Londres. Bavor é também fotógrafo e pensou num mosaico onde as imagens fossem reais, no duplo sentido de serem fotografias realistas e em alta definição, mas também de integrarem o mosaico enquanto boas fotos, e não apenas por corresponderem às necessidades de colorir determinada parte do mosaico.
Ou seja, não se tratou de escolher mosaicos pela cor, sendo irrelevante o que representassem, mas sim escolher fotografias que contam a sua própria história e com elas produzir um mosaico com o logotipo do Google.
Duas dezenas de googlers dos escritórios londrinos enviaram cerca de 5.000 fotografias e mais tarde Bavor e alguns amigos completaram o projecto, escolhendo 884 fotografias em formato 4x6 de "pessoas, lugares e objectos do Reino Unido" (fonte).
A montagem do mosaico foi fotografada à razão de 1 foto em cada 7 segundos, pelo que as 5 horas e meia que demorou a colar as fotos podem ser vistas num minuto e 20 segundos de video, aqui em baixo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário