- A página da selecção portuguesa na Wikipedia foi actualizada praticamente em cima da notícia da convocatória;
- A página na Wikipedia inglesa também foi actualizada com a lista dos convocados;
- Todos os 24 futebolistas têm página na Wikipedia de língua portuguesa;
- Curiosamente, também têm todos ficha na Wikipedia inglesa;
- Até 3 horas depois da convocatória, nenhuma das páginas de jogadores que consultei nas Wikipedias tinha sido actualizada com a convocatória;
- Há mais de 5.100 resultados de pessoas com o nome de Cristiano Ronaldo no Facebook;
- 9 em cada 10 páginas pessoais no Facebook com "Cristiano Ronaldo" no nome têm alguma foto do jogador;
- Cristiano Ronaldo é o único jogador da selecção portuguesa com honra de página no Internet Movie Database, a mais conhecida base de dados de cinema;
- Em geral, as fichas dos jogadores estão mais desenvolvidas na Wikipedia inglesa;
- Os jogadores convocados nasceram em 5 países: Portugal (17), Brasil (3), Cabo Verde (2), Canadá (1) e Venezuela (1)
- Duda, Zé Castro e Simão Sabrosa são os únicos três jogadores com websites oficiais, segundo consegui apurar;
- Há mais de 3.400 resultados de páginas no Facebook contendo o nome de Cristiano Ronaldo. O número inclui tanto as páginas de fãs como as de pessoas que o odeiam;
- 1.077 pessoas são fãs de uma página placeholder, que está a reservar o nome da Federação Portuguesa de Futebol no Facebook, aguardando que a entidade oficial a assuma. Ou seja, a FPF não está no Facebook. Nem no Twitter.
Site da Federação Portuguesa de Futebol
Lá encontramos informação atualizada sobre a selecção e informação oficial, útil, acerca do estágio. O site da FPF tem, acreditem ou não, o aspecto abaixo representado.
5 comentários:
Excelente artigo, caro Paulo Querido.
Pela primeira vez, faz-se justiça pois os opinadores das TV's e dos jornais, os comentadores de jornais e blogs só sabiam dizer que a selecção de Scolari -- Queiroz também levará com isso? -- era uma selecção luso-brasileira. O que não corresponde à verdade pois o correcto seria: selecção luso-caboverdiana-brasileira!
Obviamente, fiquei muito triste com essa horda pela desconsideração para com Cabo Verde. Sobretudo como aqueles que admiro muito: Rui Costa, Luís Figo, João Vieira Pinto e Luis Freitas Lobo. Claramente, quando se chama um brasileiro para a equipa das Quinas, caem o Carmo e a Trindade enquanto a chamada de um cabo-verdiano não tem um minuto na TV, nem um artigo de jeito.
Isto é injusto, caro Paulo!
Amílcar, obrigado.
Eu próprio fiquei espantado com os números, sabia? Embora tivesse consciência do peso de Cabo Verde na selecção, pensava-o mais indirecto (filhos nascidos já em solo continental, como se observa noutros países africanos de expressão portuguesa e mesmo relativamente a Cabo Verde). Não fazia era ideia dos nascidos noutros países.
Enfim, os números proporcionam sempre algum interesse.
Não serão 3 oriundos do Brasil? Deco, Pepe e Liedson?
Wanderer, certo, corrigido. Obrigado.
Com a inclusão de Manuel Fernandes e Eliseu, sobe para 4 o número de luso-caboverdianos. Ainda faz sentido, para alguma franja de adeptos usar a expressão "selecção luso-brasileira"?
Enviar um comentário