Mas a campanha é também uma prova da ignorância com que pessoas do meio da publicidade continuam a movimentar-se na rede. Isto quando passamos o ano de 2010, quase duas décadas passadas sobre a invenção da World Wide Web.
Quando vi o outdoor pela primeira vez -- um sorvedouro de gasolina pintado de azul com um facebookiano botão "+1 Add as Friend" -- sorri. Apostei logo ali, na Segunda Circular, que vinha aí borrasca. É quase uma regra, isto de os publicitários se verem compelidos a imitar o que é criado no âmbito da cultura popular, levando os sinais para dentro dos anúncios. Quase sempre o resultado final é do género mais-valia-estarem-quietos.
Claro que este meu pensamento é o que os publicitários classificarão de arrogância elitista. Os "números", dizem eles, legitimam a sua afirmação.
Quem sou eu para os contrariar.
Acontece apenas que tenho uma opinião sobre os autores desta campanha. Não é uma opinião lisonjeira. Eu até admito como válida a ideia de aproveitar a onda popular de reconhecimento pictórico do botão do Facebook, sobretudo -- e isto é importante -- entre as pessoas que são o alvo do anúncio. Daí em frente, está tudo errado.
Não vou tão longe como o Fernando Fonseca no título O Mitsubishi ASX no Facebook ou como ser estúpido que nem uma porta, Fernando que ainda por cima, há semanas, tinha escrito um artigo cuja leitura é altamente recomendável a todos os publicitários: Como as marcas andam a invadir a nossa privacidade no Facebook. Nem posso ser tão detalhado como o Bruno Ribeiro, que explica tudo muito bem explicadinho neste artigo, Mitsubishi Gasta Dinheiro Para Mostrar que Não Percebe o Facebook.
Sintetizo os principais argumentos antes de finalizar:
- O Facebook tem um enquadramento próprio para as promoções: chama-se "página". A campanha ignorou os termos de utilização do Facebook e, pior, as suas práticas comuns;
- O Mitsubishi ASX tem um perfil no Facebook como se fosse uma pessoa, o que é:
- contra as regras do Facebook;
- desrespeitoso para com as pessoas que têm perfis no Facebook;
- insultuoso para quem aprecia as diferenças, favoráveis ao consumidor, do ambiente da rede face ao ambiente dos media antigos;
- Usar um perfil implica obrigar o interessado no carro a uma acção aberrante: amigar-se com um veículo para obter mais informação sobre ele. A forma correta está no botão ao lado: criar uma página da qual as pessoas possam, ou não, gostar, mas na qual podem consultar livremente toda a informação.
Se não foi ignorância, foi o quê?
Termino com o website do novo ASX. Parto do piedoso princípio que a agência pediu autorização ao Facebook para copiar o design. Dito isto, a colagem gráfica ao Facebook pode parecer muito criativa no primeiro olhar mas ao segundo revela-se precisamente o contrário. É uma cópia desinspirada e sem sentido e, em última análise, cria uma camada de ruído que não ajuda a perspectivarmos o veículo enquanto tal.
7 comentários:
Não concordo com as opiniões nem com o "maldizer". A única coisa realmente estúpida e que ninguém repara é que o URL está mail escrito neste cartaz e nas várias centenas de cartazes em todo o país. É que www.facebook/novoasx não leva a lado nenhum. www.facebook.com/novoasx sim, mas não é isso que o cartaz diz. E naõ reparar nisto sim, é estúpido e grave. E se eu fosse cliente não pagava isto.
Manuel, obrigado pela sua opinião.
Mas como, "ninguém repara"?
Escrevi: "Se a ideia era reduzir o cartaz --propaganda de massas como nenhuma outra -- a um link (errado, ainda por cima, como se vê na foto acima)". E não fui o único a reparar.
Então considera acertado a agência fazer perigar a campanha uma vez que o perfil pode ser removido em qualquer altura pelo Facebook.
Considera acertada uma opção que vai contra as práticas acertadas.
Valida a obrigatoriedade do potencial interessado num test-drive se inscrever como "amigo" do veículo para poder obter informação.
OK... são, como diz, "opiniões".
Quando digo ninguém repara no erro do URL, obviamente que algumas pessoas reparam. Mas a maioria não, nem o cliente que aprovou a peça nem a agência que a concebeu, e acredito que nem os milhares de consumidores que vêm a peça.
Essa é a única gafe gritante do outdoor. As restantes críticas são especulações legais e preciosismos do métier.
nas redes sociais ( desde os anos de glória do myspace) que a noção de amigo vem pouco a pouco as ser alterada , as marcas comerciais tem feito uma pressão enorme sobre este espaço cada vez mais importante , a infiltração pelo marketing vem agora ser oficializada e desejada pelo facebook onde podemos adicionar amigos não só pessoas mas também marcas , é o tipo de relacionamento ideal que pretende o marketing , embora neste caso sejo feito de maneira grosseira e caricatural, mas faz falar e faz "Buzz" outra técnica muito na moda e por vezes detestável também..:-)
O que está a custar perceber é que talvez os markteeres da mitsubishi em Portugal programaram isto mesmo. Nada melhor que uma boa polémica para dar a conhecer um produto e voçês estão a ser os melhores intervenientes nesta campanha ;D
Ed, nada disso, como se pode ler na foram arrogante com que a agência tem defendido este caso.
deixo aqui mais uma achega a este tema:
http://www.facebook.com/pages/manage/promo_guidelines.php
1) Use or reference to the Facebook brand should not imply partnership, endorsement or sponsorship unless approved by Facebook Brand Marketing.
Ways you may refer to your Facebook Page:
* Do: “Find us on Facebook to discover more about...”
* Do: “Company X on Facebook”
* Do: “Check out the Company X Page on Facebook”
* Do: “Find us on Facebook”
Ways you may NOT refer to your Facebook Page:
* Don’t: “Check out the Company X Facebook Page”
* Don’t: “Company X partners with Facebook in social advertising campaign”
* Don’t: “Facebook and Company X commit to serving you better adverts”
2) Do not use icons, visuals, logos, etc. taken from the Facebook site. Instead, Facebook offers the following tools to promote your relationship with us:
Facebook Page Badge – The “Find Us on Facebook” badge provides your business with a way to promote your Page away from our website, and helps direct your customers to your presence on Facebook. This Badge can be applied in-store or on location, on the web, and in print material.
Ways you may use the Facebook Page badge:
* Do: hyperlink the “Find us on Facebook” badge to your Facebook Page.
* Do: hyperlink the name of your business within your promotional copy to your Facebook Page. For example, Company X on Facebook
You may NOT use the Facebook Page badge in the following ways:
* Don’t: hyperlink the “Find us on Facebook” badge to the Facebook log-in page.
* Don’t: hyperlink the word “Facebook” within your promotional copy to your Facebook Page. For example, Company X on Facebook
Fernando Fonseca
As violações são múltiplas. Cada violação é mais uma razão de felicidade para o responsável da campanha -- e mais um risco.
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