Antes da Internet era simples, estupidamente simples. Um jornal contratava uma distribuidora, de entre um leque muito reduzido delas, e cada exemplar era entregue numa rede de postos de venda.
Veio a Internet e a coisa manteve-se simples: além da distribuição em papel, publicavam-se as notícias no site e as pessoas "navegavam" até lá.
Veio a blogosfera e a coisa começou a complicar-se. Mas pouco. Um blogger publicava um post e os amigos e leitores "navegavam" até lá para o ler. Às vezes, comentava uma notícia de jornal, referida através de um link. Os links em artigos e posts são um canal rudimentar, ainda que poderoso, de distribuição de conteúdo.
Veio o RSS e a coisa complicou-se um pouco mais. Além do leitor ir ao site ou ao blog, os editores passaram a distribuir o conteúdo num formato "push", empurrando-o para o sítio onde o leitor prefere reunir as muitas fontes para seleccionar o que pretende efectivamente ler, poupando-se à canseira de "navegar" por dezenas, às vezes centenas, de fontes.
Com as redes sociais o problema da distribuição virou pesadelo. Tornou necessário distribuir os conteúdos por mais "sítios" e aplicações. Um trabalho manual as mais das vezes, automatizável por algumas, raras, ferramentas de primeira geração, que deixam a desejar por um motivo ou outro. A lentidão e a ausência de definição de ritmos de distribuição eram, na minha opinião, os piores motivos.
Entra o dlvr.it. Simplicidade e elegância. Eficácia também. Defino fontes e defino destinos; associo cada fonte, ou conjunto, a cada destino, ou conjunto. Defino o ritmo de distribuição e a quantidade. Está feito: cada post meu passa a ser distribuído em simultâneo no Twitter, LinkedIn e Facebook. Não preciso de problematizar a distribuição ligando as contas das redes sociais umas às outras -- o que leva a aborrecimentos como a duplicação.
Link: dlvr.it
10 comentários:
Paulo, excelente artigo. Eu próprio já fiz o "sign in", mas ainda não "postei" nada, para confirmar. Mas concordo com a "Simplicidade e Elegância".
Um abraço.
João Jonifar Faria
João, obrigado.
Aproveito para fazer notar que o dlvr.it ainda não oferece como destinos algumas redes que deviam lá estar, como o FriendFeed. E na minha opinião gostaria de ter 1 ou 2 funcionalidades acrescentadas... Mas posso dizer isto: andava a pensar construir algo de parecido para resolver os meus problemas de distribuição, e o dlvr.it veio acabar com essa necessidade.
Paulo, excelente descoberta.
Uma pergunta, o twitterfeed não será mais completo?
Já utilizo e vale muito a pena.
Facilita muito a distribuição das publicações nos vários blogs no meu caso.
Vale a pena usar!
Nuno, o Twitterfeed é uma boa alternativa, claro. Em termos de distribuição, o Twitterfeed tem mais redes. O dlvr.it tem ainda que andar atrás disso. Onde vejo vantagem do dlvr.it: como eu, mais gente terá tido já dissabores com as "birras" do Twitterfeed, por um lado, e por outro apresenta um interface muito mais simples e entendível, e finalmente tem mais diversidade ao nível da programação das fontes, ou origens: o momento, a ordem, a frequência, o número. Esta versatilidade é para mim decisiva, pois permite "dosear" melhor a distribuição, mas não será decisiva para toda a gente.
David, :)
Paulo, esclarecido.
Vou explorar o dlvr.it
Abraço.
Já experimentaram o Yoono? ;)
http://yoono.com/
Nonnu
Excelente dica, obrigado! Também andava à procura de uma alternativa ao Twitterfeed.
E o português http://rss2twitter.com
nonnu, pelo que vejo é um add-on do Firefox ou aplicação desktop. Mesmo sendo uma solução para fazer algo parecido, não é deste campeonato. Ou antes, não é desta modalidade.
jssilva, nunca experimentei, vou ver assim que puder. Mas tem a limitação de só distribuir para o Twitter. Previstas outras redes?
Enviar um comentário