É certo que tem ainda muito para cair, mas é igualmente certo que esse movimento se apresenta imparável: o browser da Microsoft, Internet Explorer, desceu a sua quota de mercado abaixo uma barreira psicológica, a dos 60%, no passado mês de Abril.
O Internet Explorer chegou a ter mais de 90% do mercado depois de ter vencido o Netscape na guerra dos browsers, na década passada. Na altura valeu tudo, nomeadamente abuso da posição dominante (que a empresa viria a pagar barato, em advogados e custas de processos movidos dos 2 lados do Atlântico).
O Netscape conseguiu uma espécie de vingança quando um descendente seu -- o Firefox -- conseguiu ameaçar o domínio do Internet Explorer e iniciar o movimento descendente deste.
Assim, há anos que o Internet Explorer vem perdendo a posição. A diferença é que agora perde utilizadores para o Chrome, o browser da Google. Ainda segundo os números da Netmarketshare, desde Abril do ano passado o Chrome ganhou 4,94 pontos enquanto o Firefox subiu apenas 0,75 e o Opera 0,26. No mesmo período o Internet Explorer perdeu 7,82 pontos percentuais de quota de mercado.
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